Buscar

A IMPORTÂNCIA DAS PEGADAS NO JIU-JITSU

Outro ponto vital para você se dar bem são as pegadas no jiu-jitsu.

Durante as lutas você deve estar sempre atento as suas pegadas e as pegas de seu adversário.




Se você já treina jiu-jitsu já deve ter percebido quão importante são as pegadas durante os treinos e principalmente nos campeonatos, correto?


Você fazendo uma boa pegada dominante você com certeza passará a ditar o comando da luta de jiu-jitsu, pois, seu adversário antes de fazer qualquer coisa estará preocupado em desfazer a sua pegada.


Com essa atitude, seu adversário ficará preocupado/incomodado com a pegada que é dominante e, desta forma, você já reduzirá e muito as opções ofensivas de sua oponente.


Quando falamos de pegadas no jiu-jitsu gosto de falar sobre 2 pontos que são importantes, primeiro são as suas pegadas e depois as pegadas do seu adversário, como veremos melhor na sequência.


1. SUAS PEGADAS


Inicialmente você deve fazer o domínio predominante da pegada, tentando fazer as que vão favorecer a sua estratégia.


Por exemplo, se você vai tentar quedar em um campeonato ou desequilibrar seu colega de treino durante um rola, deve priorizar as pegadas tradicionais de gola e braço.


Se estiver fazendo guarda, já deve buscar antecipar as pegadas nas mangas do seu oponente para evitar que ele domine as suas pernas e comece os movimentos de passagem de guarda, bem como para que você possa iniciar os desequilíbrios e as ações de raspagens ou ataques.


Na luta de jiu-jitsu se você conseguir ditar o ritmo das você sempre estará um passo à frente do seu adversário, isso se aplica também as pegadas.


Caso consiga colocar seu adversário na posição defensiva de ter que estourar as suas pegadas você estará um passo à frente dele, comandando o jogo.


2. PEGADAS DO SEU ADVERSÁRIO


Por outro lado, caso você não consiga ditar o ritmo das pegas e esteja na posição mais defensiva, deve logo tratar de não deixar seu adversário confortável.


Deve estar atento os domínios de mão ou as pegadas do seu oponente.


Costumo falar para os meus alunos observarem o que está incomodando durante o rola para tentar mudar isso.


Ou seja, se seu oponente estiver com boas pegadas nas suas calças, dominando suas pernas por exemplo, você deve se preocupar em desfazer esses domínios.


Caso você demore muito para estourar essas pegadas de calça, por exemplo, seu oponente fatalmente conseguirá passar a sua guarda.


Essa preocupação deve ser repetida nas outras posições também, luta em pé, quando estiver passando a guarda, quando tiver o adversário nas suas costas, entre outras.


Abaixo temos um vídeo dando algumas boas dicas para você estourar a pegada no jiu-jitsu:


Desta forma, para você começar a dar trabalho nos treinos essa é mais uma importante questão que você deve observar nos treinos!


Já no seu próximo treino você já deve prestar um pouco a atenção nas suas pegadas, tentar antecipá-las e evitar que seu adversário faça as pegadas dominantes em você.


LEIA MAIS:

Não seja raspado no jiu-jitsu.


Além disso, gostaríamos de te convidar para fazer parte da nossa área de membros do nosso site, lá tem muitas técnicas, dicas para os praticantes do jiu-jitsu, life style, webnários e preparação física para os praticantes do jiu-jitsu, TUDO ISSO DE FORMA GRATUITA.


Para fazer parte CLIQUE AQUI.

SEJA O PRIMEIRO A RECEBER NOSSO CONTEÚDO

QUERO RECEBER POR E-MAIL

  • Instagram @bjjfacil
  • BJJ FÁCIL
  • BJJ FACIL
  • Podcast ILuiz Flores

© 2013I2020 Criado por BJJ Fácil

Todo material aqui publicado é um complemento para o seu jiu-jitsu. Não graduamos alunos on-line.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now