Buscar

Quero voltar a treinar jiu-jitsu I Dicas para facilitar seu retorno

Como em toda atividade física, no jiu-jitsu também temos um fluxo de pessoas que param de treinar, voltam aos treinos, desistem novamente ficando nesse ciclo, muitas vezes, infinito.


Aqui nesse post vamos deixar 4 dicas matadoras para você retornar aos treinos depois de um tempo parado.





Como em toda atividade física, no jiu-jitsu também temos um fluxo de pessoas que param de treinar, voltam aos treinos, desistem novamente ficando nesse ciclo, muitas vezes, infinito.


Muitos do praticantes depois de um tempo fora do tatame conseguem retornar e permanecer treinando por muito tempo.


Outros, infelizmente, após retornarem de um tempo de inatividade não conseguem firmar novamente, deixando de lado seus objetivos que possuíam quando começaram a treinar.


O fato é que muitos praticantes que desistem e retornam depois de um tempo se deparam com muitos desafios como: colegas que começaram depois dele já estão graduados; a condição física que adquiriram já não existe mais; os colegas que ele finalizava, agora inverteram o jogo e já o conseguem finalizar.


Então vamos deixar aqui algumas dica para você que parou de treinar e quer voltar aos treinos pode seguir para fazer o seu retorno ser menos difícil, podendo dar continuidade no seu objetivo de alcançar a faixa preta.


1. PARTICIPE DO TREINO DOS INICIANTES


Mesmo que você já tenha alguma graduação no jiu-jitsu que autorize você a participar do treino avançado ou dos graduados a minha dica é que nesse retorno você busque o treino na turma dos iniciantes.


Isso porque, o teu corpo pode estar fora de condicionamento, sendo necessário que você restabeleça de maneira gradativa a forma que tinha quando resolveu parar de treinar.


No treino dos iniciantes você fortalecerá a sua musculatura, perdendo um pouco de peso, relembrando os movimentos fundamentais do jiu-jitsu, vindo a recuperar gradativamente aquele gás que você tinha quando parou.


Retomando o treino junto com os iniciantes você vai diminuir muito os riscos de se lesionar, não vindo a se frustrar no retorno, pois, com toda certeza a sua cabeça irá se lembrará da sua antiga forma, mas seu corpo não irá obedecer.


2. NÃO VÁ COM MUITA SEDE AO POTE


Esse mau não aflige somente somente os iniciantes no jiu-jitsu, mas também quem retorna depois de um período de inatividade.


Tanto o iniciante quanto o praticante que ficou um tempo afastado dos tatames ao retornar, querem logo treinar todo dia para tirar o atraso, muitas vezes não respeitando a recuperação do corpo.


Muitas vezes acabam vindo a se lesionar, pois não estão deixando o corpo se recuperar como deveria ou a imunidade acaba ficando baixa ante o excesso de treino, vindo a pegar fortes gripes e outras doenças.


Assim, sempre indico para os iniciantes no jiu-jitsu como para aqueles que estão retornando aos treino depois de um tempo parado que treinar 2x por semana é um número chave.


Depois de engrenar o treino de jiu-jitsu 2x por semana ao longo de algumas semanas, você vai aumentando para 3x por semana e mais e mais conforme sua agenda permitir.


É fato que quanto mais treinar mais você vai evoluir, mas, se você não é um profissional do jiu-jitsu, tem família, filhos, trabalho, entre outros compromissos o treino 3 vezes por semana me parece um ótimo número, pois o teu corpo terá o tempo necessário para recuperação.


3. CONVERSE COM O SEU MESTRE SOBRE A SUA SITUAÇÃO


Uma boa alternativa para que o seu retorno seja um pouco mais fácil é você ter uma conversa, mesmo que rápida e por whatsapp, com o seu Mestre.


Fale com ele que você quer retomar o treino e avise que gostaria de recomeçar de forma leve e gradativa para que o seu retorno seja definitivo, com toda certeza teu professor irá entender as tuas preocupações.


Vale destacar que se teu professor for um bom profissional vai saber já que o retorno aos treinos é complicado e vai respeitar a sua condição, mas, nada como uma boa conversa.


Esse conversa também vale para escolas que não tem as turmas divididas por níveis.


Você já terá que entrar na turma com muitos graduados, sendo que você dando uma lembrada no Mestrão sobre a tua situação de retorno sempre é legal.


4. A HUMILDADE É O PRIMEIRO E ÚLTIMO PASSO PARA ALCANÇAR A FAIXA PRETA


Falei aqui em humildade, mas também posso falar em falta de ego e vaidade.


Quando você inicia no jiu-jitsu um dos principais aspectos que devem estar presentes na sua bagagem sempre é a humildade.


Você deve ter a humildade para ter que aprender com alguém mais jovem, mais velho que você e mais fraco fisicamente que você.


Deve ser humilde o suficiente para entender que no jiu-jitsu você nunca conseguirá ser bom em tudo, humilde para aprender novas técnicas e humilde para ir num campeonato e perder.


Você deve ser humildade para ser finalizado uma, duas ou três vezes e mesmo assim voltar no outro dia para a academia de jiu-jitsu e continuar buscando a evolução sempre, independentemente de resultados nos treinos.


Dessa forma, isso não pode ser diferente para quem já treinou por um tempo, muitas vezes já conseguiu até ser graduado, parou por um período e agora busca retomar a sua jornada no jiu-jitsu.


Você que está parado e vai voltar aos treinos, terá que ter humildade em dobro, pois, além de todas as formas de humildade citadas acima, você vai se deparar com colegas que iniciaram os treinos junto com você e até depois de você, e agora já vão ter uma graduação maior que a sua, certamente estarão tecnicamente superiores a você.


E isso pode ser desanimador, contudo, você deve estar ciente que está num processo de retorno e evolução constante, devendo lembrar-se do seu objetivo maior que o fez procurar o jiu-jitsu para poder superar essa fase inicial do seu retorno.


Com essas dicas esperamos que o seu retorno ao jiu-jitsu seja o menos traumática possível.


Sempre aplicamos essas dicas com nossos alunos que ficaram um tempo afastado dos tatames, mesmo já os mais graduados no jiu-jitsu, sendo que o seu resultado é muito satisfatório sempre.


Oss.

SEJA O PRIMEIRO A RECEBER NOSSO CONTEÚDO

QUERO RECEBER POR E-MAIL

  • Instagram @bjjfacil
  • BJJ FÁCIL
  • BJJ FACIL
  • Podcast ILuiz Flores

© 2019I2020 Criado por BJJ Fácil

Todo material aqui publicado é um complemento para o seu jiu-jitsu. Não graduamos alunos on-line.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now