Buscar

Não seja raspado no jiu-jitsu

Muitos iniciantes no jiu-jitsu acabam sendo raspados com facilidade. Aqui nesse post vamos trabalhar um importante conceito para que você não seja raspado no jiu-jitsu: O CENTRO DE GRAVIDADE.


No início da sua jornada no jiu-jitsu o faixa branca acaba se preocupando com muitas coisas e acaba negligenciando outras.


O iniciante no jiu-jitsu muitas vezes já na sua primeira aula quer logo buscar alguma finalização, não se preocupando com conceitos básicos da nossa arte como postura e pegadas.


Gosto sempre de falar para os meus alunos iniciantes que: TENDO UMA BOA PEGADA E UMA BOA POSTURA, VOCÊ JÁ ESTARÁ MUITO BEM NO JIU-JITSU.


Aqui nesse post vamos falar sobre um ponto crucial para você não ser raspado durante os treinos de jiu-jitsu, que é ter UMA BOA POSTURA.


MANTER O CENTRO DE GRAVIDADE


Um conceito importante que devemos ter em mente para não ser raspado no jiu-jitsu é o centro de gravidade.


Como podemos observar na imagem nosso centro de gravidade está posicionado mais ou menos no nosso umbigo.


Para você dificultar as raspagens no jiu-jitsu, devemos observar o posicionamento da nossa cabeça em relação ao centro de gravidade.


A nossa cabeça pesa muito, logo ela é parte importante para não perdemos o equilíbrio.


Quando deslocamos nossa cabeça excessivamente para os lados ou para trás em relação ao nosso centro de gravidade acabamos perdendo o equilíbrio.


Desta forma, a raspagem fica facilitada para esse lado onde a nossa cabeça está direcionada, pois, acabamos de perder o nosso centro de gravidade, o nosso equilíbrio para esse lado.


Perder o centro de gravidade é o começo do fim e você estará dando brecha para ser raspado.


Podemos dizer que o deslocamento "seguro" da sua cabeça nunca pode ultrapassar os limites da sua base, ou seja, se estiver de joelhos a sua cabeça jamais poderá ultrapassar os limites dos joelhos.


Se estiver em pé, a sua cabeça jamais poderá passar dos limites dos seus pés, pois, de forma contrária você está perdendo a sua base.


Desse modo, durante os treinos ou lutas em campeonatos você deve estra sempre atento para manter a sua cabeça ao máximo alinhada ao seu centro de gravidade (linha do umbigo) que dessa forma você terá uma base mais sólida, ficando mais difícil de ser raspado.


Veja mais sobre o tema no vídeo abaixo:


MANTER O CENTRO DE GRAVIDADE PRÓXIMO DO CHÃO



não seja raspado no jiu-jitsu

Se você já foi em algum campeonato de jiu-jitsu já deve ter ouvido os treinadores gritando para os seus alunos: "QUADRIL BAIXO! QUADRIL BAIXO! QUADRIL BAIXO!"


O atleta de jiu-jitsu mais graduado acaba naturalmente cuidando desse posicionamento de quadril, seja lá em qual posição estiver trabalhando.


Contudo, os inciantes acabam não observando isso, sendo raspados com facilidade ou ainda tomando inversões de posições.


Outro conceito importante da física que podemos aplicar no jiu-jitsu é esse, pois quando mais próximo do chão estiver nosso centro de gravidade mais difícil será de perdemos o equilíbrio e consequentemente sermos raspados.


Por isso sempre tente manter o seu centro de gravidade o mais próximo possível do chão, com toda certeza você dificultará e muito qualquer raspagem.


SEJA UM GUARDEIRO MELHOR

Além de melhorar a sua passagem de guarda no jiu-jitsu, você acabou de ter ótimas dicas de como se tornar um guardeiro melhor, podendo raspar todos com mais facilidade.


Você na posição de guardeiro deverá sempre estar atento no centro de gravidade do seu adversário.


Deverá sempre buscar observar pra onde a cabeça dele está direcionada já que é pra esse lado que deve buscar a raspagem, pois, já temos um potencial desequilíbrio, podendo a raspagem ser mais facilitada para esse lado.


Caso seu adversário tenha uma base perfeita, você deverá se concentrar em um primeiro momento em quebrar essa base, fazendo com que ele perca o seu equilíbrio, o seu centro de gravidade para que daí sim inicie os movimentos de raspagem.


Mas não vamos nos aprofundar, esse assunto fica para um próximo post.

Assim, para você você que está achando que está sendo raspado com facilidade nos treinos de jiu-jitsu, o seu problema pode ser esse.


Então observe já no treino de hoje a sua postura, se você não está perdendo o centro de gravidade, pois se assim estiver deve corrigir esse erro o quanto antes.


Além disso, gostaríamos de te convidar para fazer parte da nossa área de membos do nosso site, lá tem muitas técnicas, dicas para os praticantes do jiu-jitsu, life style, webnários e preparação física para os praticantes do jiu-jitsu, TUDO ISSO DE FORMA GRATUITA.


Para fazer parte CLIQUE AQUI.

SEJA O PRIMEIRO A RECEBER NOSSO CONTEÚDO

QUERO RECEBER POR E-MAIL

  • Instagram @bjjfacil
  • BJJ FÁCIL
  • BJJ FACIL
  • Podcast ILuiz Flores

© 2019I2020 Criado por BJJ Fácil

Todo material aqui publicado é um complemento para o seu jiu-jitsu. Não graduamos alunos on-line.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now