Buscar

O que preciso para ser professor de jiu-jitsu?

Essa dúvida é bem comum no nosso canal do youtube, merecendo um post mais detalhado sobre o tema.


Aqui vamos deixar algumas dicas para você se tornar um professor de jiu-jitsu.


A dúvida é comum e corriqueira no nosso canal do youtube: "O QUE PRECISO PARA SER PROFESSOR DE JIU-JITSU?"


Não poderia ser por menos, pois, cada vez mais pessoas se dedicam e conseguem viver como professores de jiu-jitsu.


O fato é que para você se tornar um professor de jiu-jitsu não existem muitas barreiras, além de você ser graduado no próprio jiu-jitsu.


Mas cada um deve saber o tipo de profissional que quer ser.


Então, resolvemos deixar aqui 4 dicas que com toda certeza vão te ajudar a ser um professor de jiu-jitsu.


1. FAÇA SEU REGISTRO DE FAIXA NA CBJJ E IBJJF


Você que está iniciando os seus treinos de jiu-jitsu e tem essa ideia de um dia se dedicar a ensinar o jiu-jitsu deve logo de início procurar uma escola que esteja devidamente filiada nas instituições citadas.


Isso porque, com esse registro você passará a ter todo o seu histórico de faixas e graduação no jiu-jitsu registrados nas principais instituição do jiu-jitsu.


Treinar por anos em uma academia que não tenha esse registro é o mesmo que fazer uma faculdade que não seja reconhecida pelo MEC.


Ao final de sete, oito ou dez anos você receberá sua faixa preta e um certificado que somente terá validade para você e dentro da sua academia.


Lógico que se você não tem a menor intenção de trabalhar com o jiu-jitsu esse registro não é tão importante.


Além disso, alguns países - que não é caso do Brasil - pedem que para o Professor possa trabalhar com o jiu-jitsu apresentem esse registro e com o jiu-jitsu da forma que está globalizada não é de se duvidar que você vá para fora do Brasil para ensinar.


2. APRENDA INGLÊS


Como dito no tópico anterior, o jiu-jitsu está cada vez mais globalizado, estando espalhado por todos os cantos do mundo.


Em razão disso na nossa opinião é fundamental que você aprenda algum idioma.


Conhecemos casos de vários professores que passavam certa dificuldade ensinando jiu-jitsu no Brasil e agaram a oportunidade de trabalhar fora do país, sendo que a mudança na vida deles foi extraordinária.


Dizem também que os americanos querem ter aulas com brasileiros, que é o berço do jiu-jitsu moderno, sendo o fato de você ser brasileiro uma grande vantagem competitiva.


Assim, se você tem essa ideia de se dedicar ao jiu-jitsu como professor, não deve nunca fechar os olhos para as oportunidades fora do Brasil.


3. FAÇA EDUCAÇÃO FÍSICA


Hoje para você dar aulas de qualquer arte marcial no Brasil você não precisa ser formado em Educação Física, nem estar vinculado ao Conselho Regional de Educação Física.


A minha primeira formação é em Direito, agora estou cursando Educação Física e vejo como é fundamental para a profissão de professor de jiu-jitsu esse curso.


No curso de Educação Física você aprenderá uma série de conceitos sobre o exercício físico, biomecânica, corpo humano, didática do ensino, entre várias outras matérias.


Matérias essa fundamentais para você ser um ótimo professor de jiu-jitsu.


Se você for ensinar jiu-jitsu para crianças o Curso de Educação Física vai lhe ajudar muito, principalmente para que você respeite de forma adequada a evolução e o corpo dos menores, pois, o treino para uma criança de 4 anos é completamente diferente do treino de uma de 12 anos.


Você vai ter uma bagagem muito consistente caso necessite passar um treino físico para um aluno seu competidor, por exemplo.


É lógico que você não vai aprender nada de jiu-jitsu na faculdade, mas, mas o complemento que ela vai te trazer vai com toda certeza te colocar num degrau acima dos demais professores, podendo, desta forma, ser um forte diferencial competitivo pra você.


4. AJUDE SEU PROFESSOR NAS AULAS


Essa é uma importante dica para você que quer se tornar um professor de jiu-jitsu, pois com ela você já vai adquirindo uma importante bagagem para a sua vida de professor.


Esteja disponível para ajudar seu professor, converse com ele e diga que tem disponibilidade para ajudar nas aulas das crianças e adultos.


Se você já tiver uma graduação mais alta (na minha opinião pelo menos faixa roxa), expresse para seu Mestre que caso algum dia ele tenha um imprevisto você pode "puxar" o treino pra ele.


Coloque-se disponível para comandar o aquecimento no início das aulas.


Num primeiro momento parece que você não tem muito a ganhar, mas com certeza estrá acumulando uma importante bagagem para a sua futura profissão de professor de jiu-jitsu.


Aqui temos um vídeo publicado no nosso canal do YouTube falando sobre o mesmo tema:


Assim, acreditamos que como qualquer outra profissão, não é diferente com a de Professor de Jiu-Jitsu, onde você vai criando uma importante bagagem ao longo dos anos, sempre buscando o autoaperfeiçoamento técnico e didático.


E aí curtiu nossas dicas?


Deixe aqui o seu comentário, ele é sempre muito importante para nós!





SEJA O PRIMEIRO A RECEBER NOSSO CONTEÚDO

QUERO RECEBER POR E-MAIL

  • Instagram @bjjfacil
  • BJJ FÁCIL
  • BJJ FACIL
  • Podcast ILuiz Flores

© 2019I2020 Criado por BJJ Fácil

Todo material aqui publicado é um complemento para o seu jiu-jitsu. Não graduamos alunos on-line.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now